JORNADA
PEDAGOGICA
DO
DIA 29/02 A 03-03/2012
“Recomeçar é dar uma nova chance a si
mesmo ".
AGENDA
DA JORNADA PEDAGÓGICA
DIA
29/02/2012
Acolhida
Mensagem
–professores eduquem com amor
Integração
dos Professores (a)-Café da manhã
Levantamento
dos livros didáticos
Organização
dos armários e confecção do material para ornamentação das salas
de aula
DIA
01/03-2012
Acolhida
Lotação
dos Professores(a)
Calendário
Escolar e Estabelecimento da Rotina Escolar
Análise
e levantamento de dados das fichas de encaminhamento dos alunos
Passagem
da Turma para o Novo Professor(a);
Planejamento
Geral – (Plano de Ensino e Projetos a serem Desenvolvidos
Formação
Continuada – (Paic + 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano)
–calendário das formações
CALENDARIO
DE FORMAÇÃO PAIC- 2012
Março/2012
DIA
12- FORMAÇÃO DO 2º ANO
DIA
16-FORMAÇÃO DO 3º ANO
DIA
23- FORMAÇÃO DO 4º ANO
DIA
30- FORMAÇÃO DO 5º ANO
DIA
29 – FORMAÇÃO DO 9º ANO
DIA
13- ENCONTRO COM GESTORES
Abril/2012
DIA
09- FORMAÇÃO DO 2º ANO
Maio/2012
DIAS
07 e 08- FORMAÇAO DO 1º ANO
DIA 14- FORMAÇÃO DO 2º ANO
DIA 18- FORMAÇAO DO 3º ANO
DIA 25- FORMAÇAO DO 4º ANO
DIA 28- FORMAÇAO DO 5º ANO
DIA 14- FORMAÇÃO DO 2º ANO
DIA 18- FORMAÇAO DO 3º ANO
DIA 25- FORMAÇAO DO 4º ANO
DIA 28- FORMAÇAO DO 5º ANO
Junho/2012
DIAS
04 e 05- FORMAÇAO DO 1º ANO
DIA 11- FORMAÇÃO DO 2º ANO
DIA 11- FORMAÇÃO DO 2º ANO
O
PLANO DE METAS PARA ATINGIR EM 2012
Quais
as ações que vão garantir a alfabetização, reduzir a repetência
e acabar com evasão?
O
importante é estabelecer etapas a serem cumpridas a curto, médio e
longo prazo, que permitam um acompanhamento periódico e possibilitem
ajustes ao longo do ano.
"É preciso mudar o foco,
deixando de ser a escola que ensina para se tornar a que garante o
aprendizado",
A
alfabetização continua sendo uma prioridade e reaparece no novo PNE
com a mesma meta do anterior: ter todos os alunos alfabetizados até
o 2º ano do Ensino Fundamental
É
preciso mudar o foco, deixando de ser a escola que ensina para se
tornar a que garante o aprendizado
O primeiro passo é revisar
o projeto político pedagógico (PPP) e
envolver toda a equipe no trabalho
Problemas
recorrentes exigem ações firmes e contínuas
Fazer
com que os alunos se envolvam em diferentes situações de leitura a
fim de se tornarem leitores competentes deve fazer parte da proposta
pedagógica da escola com o envolvimento de todos.
Refletir sobre os
resultados
Quantificar o número de
alunos não alfabéticos com base na avaliação inicial e no
resultado da Provinha Brasil
Com base no diagnóstico
levantado e nos dados dos alunos, devemos averiguar com toda equipe
os fatores que impactaram os resultados,como:
Há descompasso entre o que as crianças aprendem e o que deveriam aprender?
- Os materiais existentes na escola são disponibilizados aos professores e aos alunos?
- Os livros são usados com regularidade? A quantidade atende à demanda?
- Os professores são assíduos e participam das reuniões de planejamento e de formação continuada?
- Os instrumentos de avaliação contribuem para rever as condições e os processos de ensino?
Há descompasso entre o que as crianças aprendem e o que deveriam aprender?
- Os materiais existentes na escola são disponibilizados aos professores e aos alunos?
- Os livros são usados com regularidade? A quantidade atende à demanda?
- Os professores são assíduos e participam das reuniões de planejamento e de formação continuada?
- Os instrumentos de avaliação contribuem para rever as condições e os processos de ensino?
Revisar as metas
Criar um ambiente
alfabetizador Listas de nomes próprios nas paredes, cartazes,
murais com a produção escrita dos alunos e a presença de textos em
diversos suportes favorecem a participação das crianças em
atividades de leitura e escrita.
Promover a leitura essa uma
ação deve ser rotineira na escola, com rodas de leitura pelo
professor diariamente. Para ampliar o acervo de livros e contemplar
gêneros variados, vale recorrer ao Programa Nacional Biblioteca da
Escola (PNBE) ou a projetos similares da rede
CARACTERÍSTICAS
que predominam na nossa PRÁTICAS AVALIATIVA
(Concepção)
A
avaliação escolar no nosso contexto possibilita a identificação
das dificuldades, dos sucessos e fracassos, apoiando encaminhamentos
e decisões sobre as ações necessárias, sejam elas de natureza
pedagógica, administrativa ou estrutural.
Na
avaliação da aprendizagem do aluno, é ressaltada sua dimensão
formativa, direcionada a diagnosticar e estimular o avanço do
conhecimento.
Portanto, nossos resultados
devem servir para orientação da aprendizagem, cumprindo uma
finalidade eminentemente educacional, rompendo-se com a falsa
dicotomia entre ensino e avaliação.
AGENDA
DA JORNADA PEDAGÓGICA
DIA
03/03-2012
Acolhida
Oração
do dia
Mensagem
–agenda diária
Planejamento
dos eixos(conteúdos) para o mês de março –diagnóstico de
pré-requisitos
Planejamento
das atividades para o período das avaliações diagnósticas
Lanche
Entrega
das agendas dos professores
Confecção
dos crachás para os alunos e dinâmicas de acolhida
Um
forte abraço
Maria
Helena 03/03/12
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